sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Barracão de Gargaú - Patrimonio Afetivo de São Franciso de Itabapoana


O Barracão de Gargaú é um das mais antigas contruções  do município de São Francisco de Itabapoana-RJ, quanto a sua data de fundação existem algumas divergências no entanto sabe-se que é uma obra datada  do início do século passado.
No estilo rustico-colonial suas paredes são de madeiras, muito embora o estado de conservação apresenta a necessidade de restauração, ainda assim o Barracão de Gargaú tem o seu charme e encanto.
A historia do Barracão é riquissima, segundo relatos de alguns moradores antigos, o local era um importante ponto comercial da região e em dias de feira, na giria popular o "Barracão bombava" eram pessoas chegando de toda a parte do sertão Sanjoanense e até vindos de Morro do Côco, trazendo suas mercadorias no lombos de animais e carrroças, alguns  dos produtos que eram produzidos no município estavam o palhão, feitos da fibra da tabua.
As pranchas chegavam no pequeno porto e os comerciantes vindos de outras cidades, muitas vezes ficavam instalados no hotel, próximo ao Barracão, hoje infelizmente totalmente destruído.
Quando falo que o Barracão tem historia .....é verdade

Um comentário:

  1. Muito importante para futura geração








    Muito importemte para tutura geração

    ResponderExcluir